O presidente do Governo dos Açores decidiu a atribuição pelo seu Executivo de uma ajuda de 25 mil euros para apoiar as operações a favor da população do estado brasileiro de Santa Catarina, atingindo nos últimos dias por chuvas torrenciais e desabamentos de terras.
A ajuda açoriana, que será canalizada pela Casa dos Açores de Santa Catarina, foi anunciada pelo secretário regional da Presidência, na sessão de abertura da cerimónia de evocação dos 260 anos da enigração açoriana para Santa Catarina, sábado à noite em Ponta Delgada.
André Bradford anunciou, também, que a Direcção Regional das Comunidades se vai manter ” inteiramente disponivel para prestar as informações e os esclarecimentos necessários a quem pretender contribuir para amenizar as dificuldades sentidas pelos catarinenses”.
O secretario regional da Presidencia lembrou que nos Açores, “infelizmente, também sabemos, à nossa escala, o que significa estar à mercê de fenómenos desta natureza e o quão importante é, nessas alturas, podermos contar com a disponibilidade e o apoio daqueles que nos consideram”.
O governante sublinhou que o apoio que o governo dos Açores está a dar aos sinistrados de Santa Catarina resulta da firme convicção de que “um mundo em crise financeira não tem de ser, não deve ser, um mundo em crise de solidariedade”, acrescentando que esta e, igualmente, ” uma forma de reforçarmos laços que a história atou, com a firme convicção de que seremos capazes de, a breve trecho, conferir um novo impulso às nossas relações bilaterias, no quadro da projecção externa da nossa acção governativa”.