O Presidente do Governo anunciou hoje o início do processo de certificação dos Açores como destino sustentável pelo Global Sustainable Tourism Council, um “bom desafio” que só terá sucesso se tiver o envolvimento dos vários intervenientes públicos e privados deste setor.
“Vamos arrancar com o processo de certificação dos Açores como destino sustentável, de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council”, uma organização não-governamental que integra diversas entidades, entre as quais diversos organismos das Nações Unidas, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava, na Lagoa, na sessão de abertura da Conferência Internacional ‘Açores 2017: no Rumo do Turismo Sustentável’, um evento promovido pelo Governo Regional, que conta com centenas de participantes inscritos e com a presença de especialistas regionais, nacionais e internacionais.
“Atualmente, são apenas quatro os países que têm esta certificação, são apenas nove as regiões que têm esta certificação, nenhum arquipélago tem esta certificação, mas este é um bom objetivo, é uma boa aposta e é, sobretudo, um bom desafio que nos deve a mobilizar a todos”, salientou Vasco Cordeiro.
Segundo disse, este processo de certificação dos Açores como destino sustentável constitui um trabalho que requer o envolvimento de diversas entidades e que “só resultará se todos cumprirem bem a sua parte, com benefícios para todos”.
No arranque dos dois dias desta conferência, onde será assinada a Carta da Sustentabilidade dos Açores, Vasco Cordeiro alertou, por outro lado, que esta ideia de sustentabilidade turística terá de envolver as componentes ambiental, económica e social.
“Há três componentes que interessa ter presente nesta ideia de sustentabilidade: a sustentabilidade económica da própria atividade, o que convoca uma intervenção da parte das entidades públicas e dos empresários, a sustentabilidade ambiental, que é evidente, mas também a sustentabilidade social, naquilo que, dentro da própria atividade, é a relação entre os diversos intervenientes”, salientou.
De acordo com Vasco Cordeiro, esta componente da sustentabilidade social é uma das áreas a que o Governo dedica maior atenção, tendo em conta a importância que assume no sentido de garantir que este setor, nos próximos anos, será um contribuinte ativo para o desenvolvimento da Região.
Na sua intervenção na sessão de abertura, o Presidente do Governo considerou, ainda, que o desafio da sustentabilidade turística dos Açores só será assegurado se Governo, empresários, residentes e visitantes forem guiados para, em conjunto, desenvolverem as medidas e comportamentos que possam garantir que este ativo se transforma, verdadeiramente, numa mais-valia para os Açores.
“O que aqui nos reúne é o nosso próprio interesse, o interesse dos Açores nesta componente do turismo sustentável”, frisou Vasco Cordeiro.
Açores 24Horas / Gacs