Os Açores estão representados na maior feira europeia de observação de aves, que decorre de hoje até 18 de agosto em Inglaterra, para dar a conhecer “todo o seu potencial” e “atrair mais turistas” ao arquipélago.
“É a maior feira desta temática a nível europeu. É uma das mais importantes. Tem representantes de todo o mundo”, afirmou à agência Lusa Joaquim Teodósio, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que em colaboração com o Turismo dos Açores marcam mais uma vez presença nesta feira internacional.
Há já cinco anos que a SPEA participa na “British Birdwatching Fair”, que decorre em Inglaterra na Reserva Natural de Rutland Waters, em Egleton, um certame que recebe anualmente mais de 22 mil visitantes.
Joaquim Teodósio adiantou que a feira apresenta uma série de stands de destinos turísticos para a prática da observação de aves, empresas de animação turística e material de apoio para a prática desta atividade.
O stand da SPEA será este ano totalmente alusivo aos Açores, focando-se na temática da observação de aves, turismo e conservação da natureza, como forma de ajudar a divulgar ainda mais o destino Açores.
“Cada vez mais os Açores são um sítio de referência na questão da observação de aves. Tem espécies que só existem nos Açores, como o Painho-de-Monteiro ou o Priolo. Quem quer ver tem de vir aos Açores. Tem também grandes colónias de aves marinhas, como os Cagarros ou Garajaus”, sustentou.
Joaquim Teodósio disse, ainda, que a participação na feira permitirá à SPEA dar a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido na ilha de S. Miguel, nos Açores, ao nível da conservação e proteção, como é o caso do Priolo, uma ave que esteve ameaçada de extinção e que só existe na Serra da Tronqueira.
“O Centro Ambiental do Priolo tem tido sempre um número crescente de visitantes. Está dedicado a uma espécie de ave. Teve três mil visitantes o ano passado, metade deles eram de fora da ilha”, revelou.
Lusa