O Presidente do Governo dos Açores considerou hoje uma “excelente notícia” para a Agricultura açoriana o anúncio do Comissário Europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de que não haverá cortes no programa POSEI, no âmbito do próximo quadro financeiro plurianual para o período 2021-2027.
Vasco Cordeiro falava após ter recebido, em Ponta Delgada, o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, no início de uma visita de dois dias aos Açores, a convite também do Governo dos Açores.
“Manifesto a satisfação acrescida com o facto de, conforme anunciou o senhor Comissário, a questão do POSEI ser resolvida no sentido de garantir que, não apenas a Região Autónoma dos Açores, mas todas as regiões que beneficiem do POSEI, não sofrerem cortes nesta medida”, afirmou Vasco Cordeiro.
Depois de salientar que o POSEI é de fundamental importância para a Região, o Presidente do Governo considerou que se trata, assim, de uma excelente notícia e foi, também por ela, que este encontro foi “particularmente produtivo e útil”.
“Para além disso, há um conjunto de outras matérias nas quais constatei o empenho e o compromisso do senhor Comissário em ter atenção, naturalmente dentro de um contexto que é de negociação difícil a nível europeu e que se depara com desafios acrescidos”, como o ‘Brexit’ e outras prioridades da Comissão para o período pós 2020, frisou Vasco Cordeiro.
“No final deste encontro, estou satisfeito e otimista com esta notícia de solução para a questão do POSEI e também confiante que, dentro daquelas que são as possibilidades de intervenção por parte do senhor Comissário Hogan, termos um interlocutor válido e interessado em ajudar a resolver” estes desafios, concluiu o Presidente do Governo.