Açores participam no projecto europeu de sustentabilidade energética

O arquipélago dos Açores é um dos parceiros do projecto europeu de sustentabilidade energética ISLE-PACT, que pretende envolver as ilhas europeias na produção de energia de origem limpa e no seu uso mais eficiente.

Esta iniciativa da União Europeia, que possui um orçamento superior a 3,7 milhões de euros, pretende ser um contributo para que sejam atingidas as metas de combate às alterações climáticas que prevêem a redução das emissões de CO2 e a melhoria da eficiência energética em 20 por cento até 2020.

 

 

A protecção dos ecossistemas insulares e o aumento da sua independência ao nível do abastecimento de energia e de água são outros objectivos deste projecto, que também pretende promover o desenvolvimento económico local.

 

 

O ISLE-PACT conta com a participação de 12 regiões insulares, estando Portugal representado pelos Açores e pela Madeira.

Os restantes parceiros são as Ilhas Ocidentais (Escócia), Gotland (Suécia), Canárias e Baleares (Espanha), Aegean e Creta (Grécia), Sassari (Itália), Malta, Chipre e Samso (Dinamarca).

 

Os projectos que os Açores vão apresentar à União Europeia no quadro do ISLE-PACT são os que integram o Green Island, uma iniciativa pioneira lançada pelo governo regional na área das energias renováveis.

 

 

Com o Green Island, o executivo açoriano pretende alcançar, em 10 anos, um objectivo de 75 por cento de produção de energia eléctrica limpa no arquipélago.

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here