Açores perderam cerca de 11 mil empregos desde 2007

Os Açores perderam 10.891 empregos entre 2007 e 2011, caindo o número de trabalhadores na construção civil para 55 por cento do valor no início deste período, alertou a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD).

Os dados constam de um documento entregue ao Governo Regional e divulgado no seu sítio da Internet, onde a CCIPD sublinha que, em dezembro de 2011, o arquipélago tinha regredido em matéria de emprego para os níveis registados em 2003.

A CCIPD, alegando o especial peso das perdas de postos de trabalho na construção civil e a perspetiva de novos despedimentos no setor, defende que o combate ao problema do desemprego na região passa pelo relançamento desta atividade.

“A forma mais realista para se ultrapassar as dificuldades atuais será através da mitigação do problema da construção civil e do enfoque em outras áreas de atuação de efeito imediato e diferido”, refere a associação empresarial, apontando o turismo como uma “área primordial de impacto imediato”.

A revisão do orçamento regional e da programação do Quadro Operacional Comunitário dos Açores são os instrumentos que, na perspetiva da CCIPD, devem ser utilizados para o lançamento de medidas necessárias à resolução dos problemas de emprego na região.

A associação empresarial propõe também, no documento entregue ao governo, a criação de um programa de apoio à reestruturação das empresas, de um fundo imobiliário e outro de reabilitação urbana.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here