O Governo dos Açores tem vindo, cada vez mais, a apoiar e a incentivar o sector apícola e a produção de mel em geral na Região.
Este incentivo tem sido efectuado de diversas formas, nomeadamente através da realização de acções de formação profissional, do apoio à sanidade das colmeias e dos apiários, bem como das ajudas aos investimentos e sua modernização, mas essencialmente através da promoção e da divulgação do “Mel dos Açores”.
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Novembro, decorrerá em Ourém, a VIII edição da Feira Nacional do Mel, em paralelo com diversos seminários técnicos e com a realização do 10º Fórum Nacional de Apicultura.
Este evento tem vindo a revelar-se como o maior acontecimento a nível Nacional no que respeita à apicultura e produção de mel, constituindo-se não só como uma mais-valia para as cooperativas de produção de mel, na divulgação e publicitação dos seus produtos, mas também como um local de aprendizagem e de conhecimento do que de mais importante se tem vindo a fazer nesta área no nosso País.
À semelhança de anos anteriores, a Região Autónoma dos Açores vai ter um lugar de destaque neste certame, o mais representativo de todas as regiões do País, com um stand onde não só estarão representados os serviços oficiais, bem como todas as cooperativas/organizações de apicultores dos Açores, permitindo-lhes a promoção dos seus produtos.
A delegação dos Açores é composta por 40 elementos das diversas ilhas, conta com o apoio do Governo dos Açores e será mais uma forma de contribuir para o fortalecimento da diversificação agrícola açoriana e consequentemente dinamizar a economia rural açoriana.