De acordo com o comunicado enviado hoje pela Secretaria Regional da Educação, mantêm-se encerradas, no agrupamento escolar Canto da Maia, a EB 1/JI Professor Dr. Alexandre Linhares Furtado, a EB 1/JI de Ribeira Quente, que pertence à EBS da Povoação e todos os estabelecimentos de ensino da EBI de Rabo de Peixe, todas elas em São Miguel.
Na ilha Terceira, a EB 1/JI Infante D. Henrique, que pertence à EBI de Angra do Heroísmo, e a EB 1/JI do Porto Judeu, da EBI Francisco Ferreira Drummond, também estão encerradas.
A tutela esclarece ainda que, em relação aos jovens de Rabo de Peixe que frequentem escolas fora da freguesia, que estará sujeita a cerca sanitária a partir das 00:00 de quinta-feira, e até 08 de dezembro, “foram dadas instruções a todas as unidades orgânicas de São Miguel no sentido da não penalização desses alunos, devendo as suas faltas ser consideradas como justificadas, os procedimentos de avaliação adaptados e ser feito o ensino à distância”.
“Quanto a docentes e não docentes na mesma condição, as escolas receberam, igualmente, instruções para a não penalização destes trabalhadores, devendo os mesmos cumprir as suas funções em regime de teletrabalho”, completa a nota.
Há também turmas “que se encontram numa situação de ensino à distância” na EB2,3/S Isabel do Carmo Medeiros, e na EB 1,2,3/JI de Furnas, ambas na EBS da Povoação, em São Miguel.
A situação repete-se na Terceira, com turmas da EB 1,2,3/JI da Vila de São Sebastião, que pertence à EBI Francisco Ferreira Drummond, na EBS Tomás de Borba, na ES Jerónimo Emiliano de Andrade e na ES Vitorino Nemésio.
Hoje reabriram 15 unidades que estavam encerradas, todas em São Miguel, que pertencem às escolas EBI de Água de Pau, EB1/JI Canto da Maia, EB 2 Roberto Ivens, EBI dos Arrifes, EB 1,2,3/JI de Vila de Capelas, EB 1,2,3/JI de Furnas, EBI da Ribeira Grande, EB 2,3/S Armando Côrtes-Rodrigues, ES da Lagoa, ES Antero de Quental, ES Domingos Rebelo, ES da Ribeira Grande.
A Secretaria Regional da Educação defende que “o ensino deve ser, primordialmente, presencial” e que “o recurso ao ensino à distância será sempre excecional”.
A secretaria esclarece, ainda, que “os critérios de abertura e encerramento de escolas e de isolamento profilático de turmas ou alunos individualmente considerados obedecem a preceitos técnicos, da responsabilidade da autoridade de saúde, após a análise epidemiológica e o estudo das cadeias de transmissão em cada caso”.
No dia 13 de novembro, o Governo Regional dos Açores decidiu que todos os estabelecimentos de ensino e ateliês de tempos livres da ilha de São Miguel, nos Açores, em que tenham sido detetados casos de infeção pelo novo coronavírus iriam encerrar.
Nas restantes ilhas, a situação é analisada caso a caso.
Nos Açores existem atualmente 367 casos positivos ativos de covid-19, sendo 241 em S. Miguel, 120 na Ilha Terceira, dois no Pico, dois no Faial e dois nas Flores.
Lusa