Açores recebe os 100 melhores surfistas em setembro

Foto: Isidro Vieira

A praia de Santa Bárbara, na ilha de São Miguel, Açores, recebe, de 2 a 7 de setembro, o SATA Airline Açores Pro, prova de surf considerada evento “Prime”, aberta aos 100 melhores surfistas do Mundo.

A sexta edição da prova, pontuável para o Campeonato do Mundo, foi confirmada pela ASP (Association of Surfing Professionals), que a considera “uma preferida entre os atletas”.

“Uma preferida entre os atletas que competem nos circuitos de classificação da Europa. Pelas suas belas praias de areia negra e ondas limpas e poderosas, São Miguel vai mais uma vez ser palco de algumas trocas dramáticas na busca dos cobiçados 6.500 pontos no ranking e prémio em dinheiro”, anunciou a ASP na sua página na internet.

À ASP, Rodrigo Herédia, organizador do evento, referiu tratar-se de um “reconhecimento” da competição.

“A aceitação crescente por surfistas do WCT [World Championship Tour] foi um reconhecimento e este ano, com apenas sete eventos PRIME, eu tenho a certeza de que a participação será ainda maior. Faremos o possível para ter os melhores surfistas do Mundo nos Açores”, afirmou.

A associação explicou que, ao longo dos anos, São Miguel tem contribuído para a ascensão e queda de surfistas, entre eles, os campeões mundiais CJ Hobgood (EUA) e Willian Cardoso (Brasil).

“O SATA Airlines Azores Pro estabeleceu-se como um dos mais emocionantes e procurados troféus no calendário ASP”, referiu ao portal Rob Gunning, coordenador do circuito europeu da ASP.

Aquele responsável complementou: “A janela do evento é ideal para apanhar as primeiras ondas terrestres da época que podem produzir ondas de qualidade de alto desempenho para este evento PRIME que é tão importante na segunda metade do ano, para as campanhas de qualificação do surfista do Mundo”.

O SATA Airlines Azores Pro é organizado pela DAAZ Eventos com o apoio da transportadora açoriana SATA, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande e patrocinadores comerciais. Além do SATA Airlines Azores Pro, outra das provas integradas no circuito secundário do campeonato mundial de surf previstas, ainda por confirmar, é o Cascais Billabong Pro, de 20 a 26 de outubro, em Carcavelos.

O calendário de 2014 mantém as 10 provas do circuito, que volta a arrancar com duas provas na Austrália, o Quiksilver Pro Gold Coast e o Rip Curl Pro Bells Beach, seguindo-se Rio de Janeiro (Brasil), Tavarua (Fiji), Teahupoo (Tahiti), Trestles (Estados Unidos) e South West Coast (França), antes do Mundial terminar com o mítico Billabong Pipeline Masters, no Havai.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here