Os Açores vão receber em 2016, cinco provas de ciclismo, que integram o Programa Cyclin’Azores, anunciou hoje em Ponta Delgada o Secretário Regional do Turismo e Transportes.
Vítor Fraga, que falava na apresentação da Azores MTB Marathon 2015, que decorre neste fim-de-semana, salientou que “o ciclismo é uma atividade em crescimento, como é reconhecido pela própria Organização Mundial do Turismo, e torna-se fundamental criar condições quer para o desenvolvimento deste produto turístico, quer para a sua qualificação”.
O ‘Cyclin’Azores’ é um programa a desenvolver pela Associação de Ciclismo dos Açores, em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo, que contará com a realização de várias provas, nomeadamente uma competição nacional de quatro dias, no Faial e no Pico, em maio; uma competição nacional de quatro dias em S. Miguel, em junho; uma competição nacional de três dias na Terceira, em julho; o Azores MTB World Marathon Series em S. Miguel, em outubro de 2015 e de 2016, e ainda o Azores Granfondo, uma prova de massas, na vertente de estrada, a realizar em sistema de rotação por várias ilhas e que no próximo ano será realizada na ilha do Pico.
O Secretário Regional afirmou ainda que o Azores MTB World Marathon Series é um evento que se enquadra na estratégia definida pelo Governo dos Açores para a angariação de iniciativas, que tem dois objetivos claros, que são a captação direta de fluxos turísticos associados ao evento e a promoção da Região, “ com vista à construção de um destino turístico sustentável e um destino turístico de sucesso”, disse Vítor Fraga.
No próximo ano, a prova fará parte da Taça de Portugal de Maratonas, o que irá potenciar o número de participantes.