Açores Red Bull Cliff Diving World Series: vento e mar colaboraram no primeiro dia de competição

redbullCom o vento e o mar a colaborarem, os melhores atletas do mundo de saltos para água de grande altura estão de volta aos Açores, pelo sexto ano consecutivo. O arranque da competição evocou hoje o passado da modalidade, proporcionando uma experiência que é única em toda a temporada do Red Bull Cliff Diving World Series: saltar diretamente das rochas. O mexicano Jonathan Paredes e a australiana Helena Merten foram as figuras do dia, superando o favoritismo dos atuais campeões.

Vento fraco e ondulação muito ligeira brindaram hoje (sábado 8 de julho) público e atletas no arranque da segunda etapa deste ano do Red Bull Cliff Diving. Pela sexta vez nos Açores, nas paisagens intocadas do ilhéu de Vila Franca do Campo, o circuito mundial começou pelo lado mais diferenciador desta etapa – saltos para a água de grande altura a partir da rocha, evocando as origens da modalidade nascida há 250 anos no Havai.

Durante a manhã e início da tarde, os 22 atletas de nove países – 14 masculinos e 8 senhoras – mostraram a sua capacidade de voar graciosamente com destino às águas temperadas (22.3ºC) desta zona do Atlântico. E fizeram-nos a partir de dois locais distintos, o último obrigou mesmo ao recurso a um esquema de escalada até ao ponto desejado. Uma aventura comentada por Greg Louganis – lenda dos Jogos Olímpicos que assumiu este ano a direção desportiva do evento: “Foi um dia incrível de volta às origens e este tipo de saltos são mais exigentes para os atletas, tendo em conta o terreno acidentado e a proximidade da rocha. Estou orgulhoso da prestação de todos!”.

Os atuais campeões do Red Bull Cliff Diving World Series tiveram um arranque dececionante, contrariando assim o seu favoritismo. O britânico Gary Hunt – que venceu as duas últimas etapas portuguesas – foi mesmo o último classificado após as duas rondas competitivas:

“Cometi um erro tático e paguei por isso. Agora tenho de dar tudo para lutar amanhã por um lugar na final, mas acredito que ainda posso lá chegar”, comentou. A liderança pertenceu ao mexicano Jonathan Paredes, com o colombiano Orlando Duque e o norte- americano Steven LoBue a fecharem, respetivamente, o TOP 3.

Em femininos as contas também foram inesperadas, com a Campeã Rhiannan Iffland (Austrália) a ceder o comando à sua compatriota Helena Merten. Visivelmente feliz, Merten mostrou-se cautelosa na análise do dia: “Não posso celebrar já, porque ainda há muito saltos para dar e amanhã são os mais difíceis”.

Amanhã (domingo 9 julho) a ação das finais vai poder ser acompanhada a partir das 13h30 (hora de Portugal continental) através da transmissão televisiva em direto da Red Bull TV: https://www.redbull.tv/live/AP-1RZDU6T5W2111/red- bull-cliff- diving-world- series.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here