Açores registam mais 200 novas empresas dedicadas ao artesanato

O número de empresas de artesanato registou um crescimento de cerca de 56 por cento nos Açores desde 2012, estando atualmente inscritas 559 unidades produtivas no Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA).

“Há hoje mais 200 novas empresas” no setor, revelou o Diretor Regional do Apoio ao Investimento e Competitividade Empresarial, na cerimónia de inauguração da Azores Craftlab – Incubadora de Empresas de Artesanato dos Açores.

Ricardo Medeiros salientou que esta incubadora, instalada num edifício totalmente reabilitado no centro histórico de Ponta Delgada, “vai apoiar projetos e ideias de negócio, reforçando a capacidade empresarial para a criação de novos produtos baseados nos recursos naturais e associando a inovação à tradição”.

O Diretor Regional frisou que se trata de uma incubadora que tem caraterísticas únicas no país, por um lado, porque, tendo em conta as especificidades do território açoriano, “a Azores Craftlab oferece um modelo de incubação física, mas também virtual [para unidades produtivas de outras ilhas], até ao período máximo de três anos” e, por outro, porque “não só oferece um espaço de escritório aos empreendedores, como também áreas de cowork e fablab”.

Num espaço totalmente equipado, é disponibilizada prestação de consultoria, formação, apoio no acesso a soluções de financiamento e à comercialização de produtos e serviços, contando ainda com uma zona expositiva e promocional, com artesanato certificado de todas as ilhas, aberto a partir de hoje ao público.

O Diretor Regional salientou a importância da dinamização que tem sido promovida pelo Governo dos Açores neste setor em todas as ilhas, designadamente com ações de formação, projetos de inovação e campanhas de promoção, quer na Região quer no exterior, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato.

Além destas medidas, Ricardo Medeiros destacou o papel do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato – SIDART, a que, só este ano 141 empresas candidataram 220 projetos.

No total, estes projetos representam um investimento de mais de meio milhão de euros.

“Verifica-se, assim, que, nos últimos três anos, houve não só um aumento considerável de candidaturas, como também os artesãos têm apostado na melhoria das unidades produtivas e na qualificação e inovação do seu produto”, frisou.

A Azores CraftLab integra a Rede de Incubadoras dos Açores, uma iniciativa do Governo Regional que visa promover o desenvolvimento económico dos Açores, contribuindo para a sua coesão económica, social e territorial.

Atualmente, já se encontram a funcionar quatro incubadoras no âmbito da Rede, que prevê 12 incubadoras de base local, três de base tecnológica e três de base temática, nesta legislatura.

“Relativamente ao número total de empresas incubadas, estamos hoje a falar de 76 empresas, o que julgo ser bastante expressivo e encorajador e um bom prenúncio do que poderemos ter, à medida que a rede for crescendo e consolidando a sua missão”, afirmou Ricardo Medeiros.

 

 

Açores 24Horas / Gacs

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here