Os Açores voltam a constar a partir do próximo ano da oferta de cruzeiros às ilhas atlânticas, recuperando um estatuto que tiveram na década de 70 do século passado, revelou hoje o presidente do Clube de Cruzeiros dos Açores.
António Silva , que um operador sedeado nos EUA tem programadas para 2012 várias viagens no Atlântico, com partida de um porto inglês, que incluem o arquipélago dos Açores.
Na década de 70 do século XX, os Açores chegaram a receber cerca de quatro dezenas de cruzeiros por ano com origem no Reino Unido, admitindo António Silva que as viagens previstas para 2012 possam funcionar como ponto de partida para a recuperação de uma posição que foi perdida.
Os Açores têm funcionado nos últimos anos, na sequência da construção de uma estrutura de apoio no Porto de Ponta Delgada, como ponto de escala nas viagens dos navios de cruzeiro entre a América e a Europa.
Para este ano, com particular incidência em abril e maio, na rota América/Europa, e em setembro, outubro e novembro, no sentido inverso, está prevista a passagem pelo arquipélago de 112 navios de cruzeiros de grande dimensão, salientou António Silva.