Açores saíram do grupo de regiões mais pobres da Europa

O Governo dos Açores manifestou hoje satisfação por a região ter ultrapassado pela primeira vez 75 por cento do PIB europeu, o que a retira da lista das regiões consideradas mais pobres da União Europeia.

«Pela primeira vez, os Açores saíram das regiões mais pobres da Europa, na sequência de uma estratégia de convergência consistente ao longo dos últimos anos», afirmou Sérgio Ávila, vice-presidente do executivo regional, num comentário aos dados hoje divulgados pelo EUROSTAT.

Sérgio Ávila, que falava aos jornalistas em Vila do Porto, à margem da visita estatutária do governo regional à ilha de Santa Maria, salientou que os dados estatísticos hoje divulgados indicam que os Açores, «apesar das dificuldades, tem conseguido resistir melhor e tem encontrado melhores soluções».

«Ainda há poucos anos, éramos a região mais pobre do país e uma das mais pobres da União Europeia», frisou, recordando que, no início do actual Quadro Comunitário de Apoio, o objectivo fixado era que os Açores atingissem 72 por cento da média europeia.

Apesar desta melhoria, Sérgio Ávila garantiu que os Açores não serão penalizados no próximo Quadro Comunitário de Apoio, que estará em vigor entre 2014 e 2020, já que o critério de acesso aos fundos europeus é determinado pela média dos últimos três anos.

«Vamos poder contar com o mesmo apoio dos fundos comunitários, não seremos penalizados», afirmou.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here