“O Governo dos Açores, reunido em Conselho de Governo esta manhã, e considerando a situação pandémica que se atravessa, decidiu não conceder tolerância de ponto na próxima terça-feira, dia 16, a popularmente designada por terça-feira de Carnaval”, lê-se num comunicado de imprensa.
Em 04 de fevereiro, o executivo açoriano já tinha anunciado a implementação de medidas restritivas no período de Carnaval, em todas as ilhas, para conter a propagação da covid-19, segundo o secretário regional da Saúde.
“O Conselho de Governo determinou que a partir das 20:00 de 12 de fevereiro, isto é, da sexta-feira antes do Carnaval, serão encerrados todos os estabelecimentos de comércio não-essencial e serão encerrados todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, com exceção de ‘take-away’ e serviço ao domicílio”, adiantou na altura Clélio Meneses.
A nível nacional, o Governo também decidiu não dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, por o país se encontrar em confinamento geral devido à pandemia de covid-19, sem festividades públicas.
“A tolerância de ponto visa permitir às pessoas participar em festividades e celebrações que este ano não existirão tendo em conta o atual contexto do país”, referiu à Lusa fonte do Governo de República, na sexta-feira.
Na Madeira, o Governo Regional já anunciou que irá manter a tolerância de ponto concedida há décadas aos funcionários da administração pública regional no dia de Carnaval.
Existem presentemente 202 casos ativos de covid-19 nos Açores, sendo 174 em São Miguel, 21 na Terceira, quatro no Faial e três em São Jorge.
Lusa