Em Portugal, estão licenciadas 17 farmácias de venda directa de medicamentos pela Internet, mas nos Açores não há nenhuma.
As farmácias licenciadas prestam um serviço que combate a venda de medicamentos em sítios ilegais da Net, e, por sua vez, a entrega de remédios não sujeitos a receita médica, ao domicílio, também não é ainda um serviço ao dispôr dos açorianos.
Segundo a listagem da INFARMED, este serviço apenas encontra-se disponível no Continente, nos principais distritos do país, em 223 farmácias.
Situação diferente encontra-se a compra de medicamentos pela Internet: Portugal tem licenciadas apenas 17 farmácias.
Os habitantes da Região Autónoma podem aceder a essa facilidade, através da listagem constante no sítio do Instituto da Farmácia e do Medicamento e devem comprar remédios apenas nessas farmácias virtuais e não em qualquer sítio da Internet, aconselha Jacinta Meneses, delegada da INFARMED, nos Açores.
O perigo da compra de medicamentos em sítios ilegais é real, e muita gente compra ” gato por lebre “, segundo um estudo agora tornado público por aquele Instituto.
Na maior parte das vezes, o produto activo do medicamento não está no preparado e, se existe, as quantidades são inferiores às anunciadas, para além de estar a comprar um medicamento que, a maior parte das vezes, não tem controlo nem garantia.