Açores sob aviso amarelo devido a altura das ondas

mar-mau-tempoPortugal continental e parte dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à altura significativa das ondas, que poderá ser de sete metros no arquipélago e de 4-5 metros no continente, anunciou o Instituto de Meteorologia (IM).

Este aviso afeta os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, bem como as ilhas açorianas dos grupos ocidental (Corvo e Flores) e central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira).

O aviso amarelo, o menos grave da escala do IM, chama a atenção para uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Segundo o “site” da Marinha, estão hoje encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A barra da Figueira da Foz está condicionada, pois está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

Nas ilhas do grupo ocidental dos Açores, o mar vai apresentar-se cavado, tornando-se alteroso, com ondas de oeste de 7 metros, segundo o IM.

No grupo oriental, espera-se mar cavado, tornando-se grosso, e ondas noroeste de 6 metros, passando a oeste.

O IM prevê também períodos de céu muito nublado com abertas, períodos de chuva fraca no grupo ocidental, onde se fará sentir vento noroeste fresco (30/40 km/h) com rajadas até 80 km/h.

No continente, a previsão é de ondas de oeste com 3-4 metros, passando a ondas de noroeste de 4-5 metros na costa ocidental, a norte do Cabo Raso. A sul desta zona, haverá ondas de noroeste com 3-4 metros.

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com 1-2 metros.

Nas regiões norte e centro, o IM prevê céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado, períodos de chuva a partir da manhã no Minho e Douro Litoral, estendendo-se às restantes regiões a partir da tarde, onde será fraca, passando a aguaceiros para o fim do dia, que serão de neve acima de 1.200 metros de altitude.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) de sul, temporariamente moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste no litoral, rodando para norte a partir do fim do dia. Nas terras altas, o vento será moderado de sudoeste (20 a 35 km/h), temporariamente forte (35 a 50 km/h).

O IM antecipa ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida da temperatura máxima no litoral a Norte do Cabo Mondego.

Na região sul, a previsão é de céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir da tarde com ocorrência de períodos de chuva fraca mais provável no litoral oeste.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) durante a tarde no litoral, esperando-se também neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Na Madeira, sem qualquer aviso meteorológico, o IM prevê céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros pouco frequentes, e vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de oeste, com rajadas da ordem de 50 km/h nas terras altas, rodando para norte a partir da manhã.

As temperaturas máximas previstas são de 15 graus Celsius para o Porto, 16º para Ponta Delgada, 18º para Lisboa e Faro e 20º para o Funchal.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here