As nove ilhas dos Açores vão manter-se até à próxima madrugada sob aviso meteorológico amarelo, devido às previsões de agitação marítima.
Devido à passagem de um sistema frontal, as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) estiveram hoje sob aviso laranja, relativo a rajada máxima do vento e agitação marítima, com altura significativa das ondas.
Uma nova atualização do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 20:30, coloca agora os grupos central, ocidental e oriental (São Miguel e Santa Maria), dos Açores, sob aviso amarelo, devido às previsões de agitação marítima, ondas de noroeste, até às 06:00 de sexta-feira.
O vento forte que se fez sentir hoje no arquipélago açoriano levou ao cancelamento de algumas ligações da SATA Air Açores, entre as ilhas.
Além disso, um avião da SATA Internacional que, ao final da tarde de hoje, fazia o percurso entre Lisboa e as ilhas de Santa Maria e São Miguel, não conseguiu aterrar em Ponta Delgada, devido ao mau tempo, e regressou à capital portuguesa.
Devido às condições do estado do mar, o porto das Lajes do Pico está encerrado a toda a navegação.
O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
Lusa