Para Cláudia Cardoso, os índices de prática desportiva federada são “motivo de orgulho” para os Açores, destacando ainda a importância do desporto para a melhoria da qualidade de vida.
Os dados oficiais mais recentes indicam que a região tem 21.844 atletas federados, sendo o futebol a modalidade com mais praticantes (21,3 por cento), seguindo-se o voleibol (13,1 por cento) e o futsal (9,3 por cento).
Em Santa Maria, existem 1.027 atletas federados, correspondendo à mais alta taxa de participação do arquipélago, com 43,68 por cento.
“O estatuto que cabe a Santa Maria como a ilha da região com maiores índices de prática desportiva justifica a obra cujo projeto cujo projeto é hoje publicamente apresentado”, salientou Cláudia Cardoso, numa referência ao investimento de cerca de 200 mil euros para a construção do novo pavilhão polidesportivo de Santo Espírito, que terá bancadas para cerca de uma centena de pessoas.
Este pavilhão, juntamente com os polidesportivos do Corvo, de Santa Bárbara, na Terceira, e da Achada, no Nordeste, em São Miguel, envolvem um investimento global superior a 1,5 milhões de euros, tendo em vista “criar condições para uma prática desportiva de proximidade, justa e necessária para todos os açorianos”.