Em declarações à Lusa, João Bettencourt explicou que a aposta da região no próximo ano passa por uma maior promoção dos Açores nos mercados alemão, russo e polaco.
“A região tem tido contactos com estes mercados emergentes, que em 2013 podem fazer chegar mais turistas ao arquipélago”, adiantou João Bettencourt, acrescentando que já existem algumas agências a trabalhar diretamente com estes países.
Muito dependente do mercado nacional, o turismo açoriano conheceu este ano uma acentuada quebra, devido à crise financeira que afeta o país e a região, em contraponto com o crescimento verificado a nível nacional.
O diretor regional de Turismo reconheceu o “significativo decréscimo” registado no número de turistas nacionais que visitaram a região, mas disse esperar que “esta tendência se inverta” no próximo ano para que as unidades hoteleiras possam “sobreviver a esta crise”.
Alguns hotéis dos Açores, sobretudo na ilha de São Miguel, optaram por encerrar temporariamente na época baixa, devido à quebra na procura, mas João Bettencourt entende que a capacidade hoteleira instalada não é excessiva.
“Nós não consideramos que existem hotéis a mais. O que nós precisamos é que venham mais turistas à nossa região e é nesse sentido que estamos a trabalhar”, sublinhou, adiantando que só assim os investimentos turísticos construídos no arquipélago poderão ter sucesso.
Segundo o Serviço Regional de Estatísticas dos Açores, nos primeiros dez meses do ano a hotelaria açoriana registou cerca de 891 mil dormidas, um valor 7,4% inferior ao verificado em igual período de 2011.
Lusa