A campanha do Laço Branco arrancou hoje nos Açores, com a divulgação de um vídeo promocional, no qual seis homens conhecidos do grande público apelam ao fim da violência doméstica.
Para a directora regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, este vídeo promocional vai «seguramente mudar comportamentos e mentalidades», pelo facto de os homens açorianos admirarem as personalidades que dão cara pela campanha.
O futebolista Pedro Pauleta, o automobilista Ricardo Moura, o jornalista Rui Goulart e os humoristas José Maria Pacheco, Hélder Medeiros e Roberto Borges são os rostos da campanha, que teve como inspiração uma acção de sensibilização no Brasil.
A ideia partiu do Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e contou com a colaboração de uma empresa de audiovisual regional, o que para a directora da Solidariedade e Segurança Social é um «exemplo bastante feliz da organização da sociedade».
O vídeo promocional vai ser divulgado inicialmente nas Sanjoaninas, as principais festas do concelho de Angra do Heroísmo, que arrancam esta sexta-feira, e posteriormente na RTP/Açores.
Nos Açores, uma em cada cinco mulheres já foi vítima de algum tipo de violência doméstica, de acordo com um estudo de 2009 realizado pelo professor Manuel Lisboa.
Lusa