Açorianos nos EUA devem regulariza​r-se para evitar deportação – Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, alertou hoje, em Darmouth, no estado norte-americano do Massachusetts, que a “melhor solução” para os cidadãos açorianos que vivem nos EUA evitarem a deportação é regularizarem a sua situação legal neste país. “Sabemos que a história da emigração açoriana para as diversas partes do mundo é uma história, na esmagadora maioria dos casos, de sucesso, de triunfo, de vitória da força e da determinação dessas famílias açorianas. Mas também sabemos que existem casos, nomeadamente os dos cidadãos que são colocados numa situação de deportação, em que o destino, a sorte, terá sido madrasta para a sua vida e para as suas famílias”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Executivo falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo dos Açores e o Gabinete do Xerife de Bristol, Thomas Hodgson, que visa criar condições para permitir um melhor acolhimento e integração social dos deportados que chegam ao arquipélago.

Para Vasco Cordeiro, tem que existir uma “consciência muito clara” de que a regularização da situação dos açorianos que vivem nos EUA é a melhor forma de lidar com o problema da deportação, permitindo dessa forma evitar o drama de muitas famílias, mas frisou que compete ao Governo dos Açores apoiar os que chegam à Região nestas condições.

O presidente do Governo dos Açores está nos EUA para participar, como convidado de honra, nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que decorrem em Fall River (Massachusetts) e são consideradas a maior manifestação cultural açoriana na diáspora, segundo anunciou esta semana o executivo regional.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here