O Instituto Nacional de Estatístiva (INE) coloca os açorianos entre os portugueses com menor poder de compra num estudo que se refere a 2007.
Há dois anos, a Região Autónoma era a região com menor índice de poder de compra, por pessoa: o arquipélago tinha um índice de 83,6, situando-se na cauda da tabela, por regiões portuguesas, uma tabela liderada por Lisboa, com um índice de 136,9, com 100 a significar a média nacional.
Estes dados surgem no mais recente estudo sobre o poder de compra concelhio.
O estudo revela que, na análise aos 308 municípios portugueses, Ponta Delgada foi o único com um índice de poder de compra, por pessoa, acima da média nacional, sendo um dos 39 de todo o país nessa condição, com um índice de 112,9.
O concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, apresenta um índice de 90,72, seguindo-se a Horta, Vila do Porto, Madalena do Pico, Praia da Vitória e Santa Cruz das Flores, com índices entre os 60 e 70.
Na tabela nacional de poder de compra concelhio, o do Nordeste, ilha de São Miguel, ocupa o 293º.lugar, no conjunto dos 308 municípios portugueses.