As limitações às descargas de tamboril, inicialmente previstas para quinta-feira após a frota portuguesa ter utilizado 95% da respetiva quota, foram adiadas para segunda-feira, disse hoje a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
De acordo com um aviso publicado hoje no ‘site’ da DGRM, a alteração de data foi decidida “atendendo às condições adversas do mar, bem como às características de operação das redes de tresmalho dirigidas ao tamboril”.
Em causa está a pesca de tamboril (Lophiidae) pela frota portuguesa nas zonas 8c, 9, 10 e águas da UE da zona CECAF 34.1.1., correspondentes ao sul do Golfo da Biscaia, águas portuguesas, banco dos Açores e águas da União da zona CECAF 34.1.1 – Comité das Pescas para o Atlântico Centro Este.
Na passada segunda-feira, a DGRM tinha informado que a utilização da quota portuguesa de tamboril tinha atingido os 95%, pelo que, para as viagens iniciadas a partir das 00:00 horas de 09 de novembro (próxima quinta-feira), era interdita a pesca dirigida, ficando as descargas desta unidade populacional limitadas a capturas acessórias até 5% do total descarregado por embarcação em cada maré de pesca.
No aviso agora publicado, a direção-geral vem reformular a data anteriormente comunicada, informando que “a interdição de pesca dirigida ao referido ‘stock’ aplica-se às descargas efetuadas a partir das 00:00 horas do dia 13 de novembro de 2023″.
Lusa