ADIAMENTO DA CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO MÁRIO LINO

fayalsportclubPublicamos aqui na integra, um comunicado do PSD sobre o adiamento da construção do estádio Mario Lino.

 

1. Foi publicada no Jornal de Oficial de ontem, 26 de Março, uma Resolução do Governo Regional, datada de 11 de Fevereiro passado, que determina “não adjudicar a empreitada do Estádio Mário Lino na ilha do Faial”.

2. Como razão apontada, o Governo Regional invoca “ser financeiramente inviável” assegurar em simultâneo aquele investimento e a remodelação e ampliação da Escola Básica Integrada da Horta, considerando que este último deve ser o investimento prioritário.

3. Na perspectiva do custo/benefício do investimento, no contexto da situação de crise e das dificuldades actuais e integrado numa orientação que deveria ser regional e abrangendo os investimentos similares previstos para todas as ilhas, a Comissão Política do Faial do PSD não contestaria tal prioridade agora assumida e até a apoiaria.

4. Porém, esta decisão do Governo Regional só se dirige a esta ilha. Com efeito, o mesmo governo que afirma que aqui no Faial a construção do Estádio Mário Lino não é prioritária e, por isso, fica adiada, é o mesmo governo que anuncia, por exemplo, que dará prioridade este ano ao projecto para a cobertura do Estádio de S. Miguel e que mantém investimentos superiores a 1 milhão e 200 mil euros, respectivamente, para os Parques Desportivos de S. Miguel e Terceira, sem que nessas ilhas pare ou se adie investimentos em curso.

5. É esta duplicidade de critérios e de práticas que penaliza o Faial que o PSD denuncia e condena veementemente.

6. Por outro lado, é patético e censurável este ziguezaguear das decisões do Governo Regional em relação ao Faial. Quando foi publicado o Anúncio de Concurso para o Projecto de alteração e ampliação da Escola Básica 1,2, António José de Ávila, a 5 de Setembro de 2008, já decorria, desde 7 de Julho de 2008, o concurso público internacional para a empreitada da obra do Estádio Mário Lino. Então quem autorizou e avançou com tais concursos não os planifica? Não sabia que, evoluindo normalmente, seriam coincidentes? Tudo isto com a agravante de se passar dentro da mesma Secretaria Regional.

7. Por isso, entendemos que esta é uma história mal contada. Sob o disfarce de uma boa desculpa o Governo mais uma vez faz aquilo que é useiro e costumeiro – penalizar e discriminar negativamente o Faial: só aqui é que é preciso parar obras, para outras poderem avançar. Só aqui é que é preciso invocar prioridades que não se vêem concretizadas a nível regional.

8. A CPI do PSD do Faial aceitaria e acharia uma boa medida transferir o investimento previsto para o Estádio Mário Lino se a prioridade regional fosse essa. E adiar esta obra teria de significar a transferência visível e o reforço evidente nos investimentos estruturantes no Faial como, por exemplo, para além da escola em causa, a ampliação da pista do Aeroporto ou a Variante à cidade da Horta, o que não se verifica. Pior: nem sequer existe rubrica aberta no Plano para a obra na Escola António José de Ávila nem nele são visíveis verbas que a viabilizem para o ano em curso.

9. Finalmente o PSD denuncia a habitual posição do Presidente da Câmara Municipal da Horta. No Conselho de Ilha de 16 de Fevereiro passado, aquele responsável defendia que o Estádio Mário Lino era um investimento necessário, importante e constituía o cumprimento de uma promessa do Governo. Bastou o Governo Regional tornar pública posição diversa, e logo o Presidente da Câmara Municipal da Horta muda o seu registo e mais uma vez se submete aos interesses do Partido Socialista e do Governo. Agora, publicamente, defende que aquilo que há cerca de um mês era importante e necessário, já pode ser adiado e colocado de lado, sem que os interesses desta ilha estejam, como se provou, devidamente salvaguardados.

Até os Faialenses quererem é este o líder do concelho que temos!

E é este o Governo que temos! 

 

 

Luis Garcia  – PSD/A
 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here