Tal como previsto pelo Ministério da Administração Interna, entra em vigor esta semana, no aeroporto João Paulo II, assim como nas Lajes, o novo sistema de controlo de fronteira, Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente RAPID. 12 Terminais Rapid nacionais asseguram o controlo automatizado de fronteira para todos os titulares, maiores de idade, de passaportes da União Europeia.
O Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (Rapid), já inaugurado noutros aeroportos portugueses, suportará o controlo nacional de tráfego de 40.000 passageiros por mês, de forma rápida e segura.
O Rapid é um equipamento electrónico, que realiza de forma automática e sem intervenção humana, os procedimentos de controlo de fronteira, controlando os passageiros munidos apenas do seu passaporte electrónico.
De forma resumida, o sistema integra as funções de leitura e controlo dos passaportes electrónicos, com uma inovadora unidade de validação e verificação de dados biográficos, numa primeira fase e de dados biométricos, numa segunda fase.
Em cada uma das fases há um controlo directo sobre o automatismo de abertura das portas, reduzindo o processo de passagem de fronteira, para uma duração média inferior a 20 segundos.
in radiopico.com