Agência Lusa em greve até domingo

A Agência Lusa iniciou à meia-noite desta quinta-feira uma greve que se prolongará até domingo, em protesto contra o corte de 30% no contrato-programa com o Governo, previsto na proposta do novo Orçamento do Estado (OE) para 2013.

A principal agência noticiosa do país publica quase 12 mil notícias por mês – o equivalente a cerca de 392 por dia.

Em nota divulgada aos seus clientes, a Lusa referiu apenas que «o serviço poderá ser restabelecido caso existam condições para tal».

Em declarações citadas pelo jornal i, Rosário Rato, a vice-presidente do sindicato dos trabalhadores da Lusa, não especificou «quantas pessoas vão aderir à greve», mas que «arriscaria a dizer» que a adesão será «total».

A dirigente lembrou ainda que a Lusa não é obrigada a prestar serviços mínimos, pois a empresa «não presta serviços com necessidades sociais impreteríveis».

Maria Luís Albuquerque, secretária de Estado do Tesouro e Finanças, sublinhou que o corte é «irreversível» e os despedimentos «inevitáveis», ao justificar que o contrato-programa do Estado com a agência Lusa «é muito caro».

Por este motivo, também a redacção do SOL estará substancialmente condicionada pela ausência do serviço da Agência Lusa, essencial para o acompanhamento diário da actualidade noticiosa do país.

 

Sol

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here