O secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores, Vítor Fraga, afirmou hoje que serão aplicados cerca de 40 milhões de euros na agenda digital e tecnológica dos Açores nos próximos sete anos.
“Estou em condições de anunciar que serão aplicados, até 2020, de forma direta e indireta, cerca de 40 milhões de euros, excluindo os sistemas de incentivos”, afirmou Vítor Fraga em conferência de imprensa, em Ponta Delgada.
O responsável máximo pela tecnologia e equipamentos na região apresentou as 29 medidas que fazem parte da agenda digital e tecnológica dos Açores, destinadas a “captar novos investimentos” com o intuito de “gerar novas receitas, geradoras de emprego qualificado”.
“Com quatro eixos de intervenção, 29 medidas e um horizonte temporal de execução até 2020, esta agenda prevê uma intervenção alicerçada em três grandes objetivos: captar investimento de base tecnológica para os Açores, melhorar as competências nas áreas das tecnologias e engenharias e promover o surgimento de pequenas e médias empresas orientadas para o mercado digital”, disse.
Entre as medidas divulgadas hoje pelo executivo açoriano está a criação do “ficheiro único do estudante”, o projeto ‘e-saúde’, o fomento do surgimento de pós-graduações em engenharia e tecnologias, a inclusão das escolas e da universidade dos Açores em redes internacionais e o incentivo à criação de empresas de base tecnológica.
Segundo Vítor Fraga, estas medidas “serão um contributo para que as ilhas dos Açores sejam locais onde a tecnologia esteja ao serviço das famílias e das empresas”, contribuindo desta forma para o aumento da qualidade de vida e da capacidade dos açorianos para serem empreendedores.
Lusa