Agricultores das Flores responsabilizam transportadoras por falta de rações na ilha

O presidente da Associação de Agricultores das Flores, José António Azevedo, responsabilizou esta quarta-feira a Transinsular por ter “deixado atrás” 22 toneladas de rações para o gado, o que está a originar “dificuldades”.
 

O dirigente associativo afirmou, em declarações à RTP/Açores, que tinham sido encomendados dois contentores de fibras para o gado e um outro contentor com rações diversas, mas o navio “Sete Cidades” só trouxe um contentor, por alegada “falta de capacidade”.

“Segundo a informação que temos, por falta de capacidade do barco, deixaram-nos um contentor de fibras atrás”, explicou o presidente da associação, acrescentando que as rações que entretanto chegaram à ilha foram vendidas “rapidamente”.

O dirigente associativo recordou que os navios de transporte de mercadorias escalam a ilha das Flores apenas de 15 em 15 dias, ao contrário do que acontece nas restantes ilhas do arquipélago, que são servidas por ligações semanais.

No seu entender, as restrições de carga que as transportadoras aplicam a cada ilha (sempre que transportam muitos contentores), não deviam ser extensivas à ilha das Flores, devido à sua localização (no extremo ocidental do arquipélago) e por não ter escalas com a mesma regularidade.

“Devia haver restrições de carga para as outras ilhas, que têm barco todas as semanas, e não para as Flores”, insistiu José António Azevedo, que apela a uma maior “sensibilidade” por parte das transportadoras.

Entretanto, o Governo dos Açores já fez saber, através de uma nota divulgada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social, que “está a trabalhar para solucionar rapidamente a falha no abastecimento de rações na ilha das Flores”.

“O Executivo regional, através da Direção Regional dos Transportes, solicitou de imediato uma reunião conjunta com a Transinsular e a Mutualista, de forma a encontrar uma solução imediata para esta questão”, adianta a mesma nota.

A intenção do Governo é tentar encontrar, junto das transportadoras, medidas que permitam evitar futuras falhas no abastecimento à ilha das Flores.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here