Uma portaria publicada esta sexta-feira, em Jornal Oficial prevê a atribuição de um apoio à Universidade Aberta, no valor de 15 mil euros, no âmbito do PRO-SCIENTIA, para a implementação de um Campus Virtual de Educação e Formação nos estabelecimentos prisionais do arquipélago.
O Secretário Regional da Ciência e Tecnologia salientou que a construção deste Campus, em sistema de Educação à Distância e de ‘elearning’, vai “permitir aos reclusos dos três estabelecimentos prisionais dos Açores poderem aceder aos conteúdos formativos da Universidade Aberta”.
Segundo Gui Menezes, considerando que os reclusos não têm acesso direto à Internet, através deste projeto vai ser implementando um campus virtual “com rede própria, privada, de acesso aos conteúdos da Universidade Aberta para que os reclusos possam aceder à formação disponível”.
Nos Açores, “o projeto vai arrancar, mas já está a decorrer no continente”, referiu o Secretário Regional, salientando que, agora que se alarga ao arquipélago, o Executivo açoriano considerou “interessante associar-se a esta iniciativa para proporcionar aos reclusos o acesso a estas possibilidades formativas”.