O secretário Regional da Saúde anunciou hoje na Horta, que o Plano para 2015 prevê a criação em todas as ilhas de equipas domiciliárias de apoio integrado. Dezasseis no seu total, assim como a criação de 10 equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial e Pico, reforçando o governante que “no rol das prioridades, está a rede e cuidados continuados integrados, aproveitando as capacidades dos centros de saúde, que passam assim a ter uma nova e importante função no alargamento da rede de cuidados continuados com uma resposta em proximidade com os utentes e os seus familiares”.
Nesse sentido, Luís Cabral, numa intervenção na Assembleia Legislativa afirmou que a verba de 2,4 milhões de euros “vai permitir que, no próximo ano, sejam disponibilizadas mais de duas centenas de camas em toda a Região”, e que “os internamentos de cuidados paliativos serão criados nos três hospitais da Região”, estando também previsto para 2015 o início à rede regional de cuidados continuados de saúde mental.
No decorrer da discussão do Plano e investimento para 2015, o Secretário Regional da Saúde referiu vários investimentos previstos em termos de construção e beneficiação de infraestruturas da saúde, bem como a aquisição de equipamentos para as unidades de saúde do arquipélago.
Na área da Proteção Civil, segundo Luís Cabral, está previsto “um significativo esforço destinado à implementação da nova rede de comunicações”, que deverá estar concluída no final de 2015, bem como a construção e remodelação de vários quartéis de bombeiros e a aquisição de cinco ambulâncias de socorro e transporte, devidamente equipadas, destinadas às ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, S. Jorge e Pico.