Um voto de Pesar pelo falecimento de Alberto Romão Madruga da Costa foi hoje aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRA), onde a sessão plenária de novembro se iniciou com um minuto de silêncio em sua homenagem.
Referindo-se ao facto de Madruga da Costa ter sido o “primeiro e até agora único cidadão que desempenhou as mais altas funções nos dois órgãos de governo próprio dos Açores”, o documento assinado por todos os lideres parlamentares, e lido pela presidente da ALRA salientou o “percurso ímpar de quarenta anos dedicados à causa pública”, o “ seu espírito de missão e a sua capacidade de diálogo”, “sempre pautada pela eficácia do seu profissionalismo e pela elevada estatura das suas qualidades pessoais” tendo sido na política que atingiu a sua notoriedade assente nas características pessoais que os seus pares lhe admiravam.
“Madruga da Costa foi muito mais do que Deputado, Líder Parlamentar, Presidente desta Assembleia Legislativa, Secretário Regional e Presidente do Governo, servidor da sua terra e do Partido Social Democrata … Madruga da Costa distinguiu-se, sobretudo, pela integridade do seu caráter, pelo seu humanismo solidário, pela sua bonomia rica de humildade e plena de bom senso”, lê-se no voto de pesar .
Nascido na Horta em 15 de abril de 1940, faleceu em Ponta Delgada em 14 de novembro de 2014, “a Região enlutou-se na sua morte. Sinal inequívoco de que a sua ação ficará entre nós bem como a simplicidade distinta que persistiu em manter até à sua última morada”.