Aldeia da Cuada vence categoria Sustentabilidade Ambiental na 4ª Edição dos Prémios AHRESP

 A Aldeia da Cuada – Turismo Rural, na Ilha das Flores, foi distinguida como vencedora na categoria Sustentabilidade Ambiental na 4ª edição dos Prémios AHRESP, concurso que pretende distinguir os melhores do ano no setor da Hotelaria, Promoção Turística e Restauração em Portugal, que decorreu esta quarta-feira, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Esta acomodação de Turismo Rural, situa-se no extremo mais ocidental da Europa, num planalto sobranceiro ao Oceano Atlântico, isolada de outras localidades, permitindo que desta forma o cliente possa sentir-se em contacto com a natureza no seu estado puro.

O documento mais antigo que foi possível encontrar referenciando este local foi o registo paroquial de um casamento com a data de 8 de Novembro de 1705, sendo que a única estatística da população da Cuada reporta-se ao primeiro quartel do séc. XIX, numa altura em que a população das Flores caminhava já para o seu máximo, que viria a atingir á entrada da segunda metade de Oitecentos. Á data a Cuada tinha 122 habitantes, distribuídos por 20 modestíssimas moradias. Dos 61 homens que então aqui viviam, nem um só usava calçado e somente duas casas tinham telha a cobri-las.
Sem acesso fácil ao mar, a Cuada teve na agricultura a sua principal fonte de subsistência durante séculos. A outra fonte de algum rendimento provinha da tecelagem, já que o lugar se transformou num verdadeiro alfobre de tecedeiras, havia casas que possuíam dois e três teares, muito procuradas pelo esmero do seu trabalho.
A  Aldeia da Cuada  foi abandonada nos anos 60 pelos seus habitantes que emigraram principalmente para a America e tem vindo a ser reconstruída pelos proprietários Teotónia e Carlos Silva que abraçaram este projecto e com determinação estabeleceram a ligação entre o passado e o presente recuperando as casas de pedra mantendo a traça rural e a mesmo tempo adaptando-as ás exigências necessárias para umas férias de sonho.

 

Açores 24Horas / NI / Aldeia da Cuada (http://aldeiadacuada.com/pt/historia/)

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here