A aliança com os EUA é decisiva para a definição do nosso papel no mundo e está relacionada com a importância estratégica dos Açores” considerou hoje o candidato do PSD-Açores, Mota Amaral.
“Somos europeus e estamos integrados na União Europeia mas a aliança com os EUA é aqui [na Base portuguesa das Lajes na ilha Terceira] muito visível. Essa relação especial valoriza a região autónoma e o conjunto do país”, sustentou o cabeça de lista social-democrata.
Mota Amaral, que se encontrou com o comandante do Comando Aéreo dos Açores, reconheceu que “os problemas existentes na Base das Lajes” mas considerou que eles fazem “parte do jogo e em nada menoriza a ligação com os EUA”
Por isso, defendeu, essa ligação “deve continuar a ser valorizada”.
O candidato do PSD-Açores considerou ainda “fundamental” a presença das forças armadas portuguesas no arquipélago: “São a garantia da nossa segurança e, além disso, dão uma colaboração preciosa em atividades com importância direta” na vida das populações.
“Desde logo na fiscalização da zona económica exclusiva e no transporte de doentes inter-ilhas, o que tem permitido salvar muitas vidas”, concretizou Mota Amaral.