Mais de seis mil alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino básico nos Açores vão beneficiar, a partir de Janeiro, de um programa de distribuição de fruta e produtos hortícolas.
A notícia é da Secretaria Regional da Educação, e tem como objectivo criar hábitos de alimentação saudável nas crianças. No quadro deste programa, as crianças vão poder consumir gratuitamente frutas como maçã e pêra e produtos hortícolas como tomate e cenoura, devendo estes produtos respeitar determinadas exigências” ao nível da qualidade.
Números revelados pela Secretaria indicam que mais de uma centena de escolas se candidataram a este programa, que “é um processo idêntico ao do leite escolar, as escolas compram os produtos e depois enviam as facturas à Direcção Regional de Educação”, salientou Lina Mendes, Secretária Regional da Educação.
Embora o objectivo é que a distribuição destes produtos seja diária nas escolas, Lina Mendes admitiu que a verba disponível poderá inviabilizar essa pretensão.
“A periodicidade da distribuição depende das verbas existentes, que serão distribuídas pelas escolas que aderirem ao projecto”, afirmou.
Ou seja, a falta de verbas pode comprometer esta pretensão da Secretaria Regional da Educação, dado não estar garantida uma distribuição regular, podendo colocar em causa o sucesso desta iniciativa.