Apesar de reconhecer que os açorianos estão cada vez mais informados e sensibilizados para a temática ambiental, Sérgio Caetano considerou, no entanto, que falta tornar o dia-a-dia nas ilhas “mais ecológico e ambientalmente eficiente”.
Segundo o geólogo, é com pequenos gestos que se atinge grandes efeitos, apontando como exemplos a separação de resíduos sólidos e a poupança de água, electricidade e gás que cada um pode fazer.
“Haverá certamente alguma preguiça por parte das pessoas nos gestos diários”, considerou o presidente da associação, que hoje divulgou o seu plano de actividades para 2009.
A associação foi criada em Outubro de 1989 com o objectivo de defender e valorizar o ambiente, assim como preservar a conservação da natureza através de actividades de cariz cultural, pedagógico, científico, desportivo e recreativo.
Durante este ano os Amigos dos Açores vão realizar visitas de estudo a cavidades vulcânicas na ilha de São Miguel, a áreas protegidas e dar continuidade aos passeios pedestres mensais para sócios, com o intuito de desenvolver “um sentido crítico, atrás da observação directa”.
Visitas a escolas para acções de sensibilização, exposições fotográficas e alertas à população para problemas ambientais na orla costeira são outras das actividades programadas para os próximos meses.
Quanto às comemorações das bodas de prata desta associação de utilidade pública, Sérgio Caetano adiantou que estão a ser planeadas várias ideias e escolhidas as melhores datas.
Com mais de mil sócios, a associação gostaria de contar com uma mobilização maior de voluntários para as suas actividades.