O PSD/Açores denunciou hoje que a ampliação da pista do aeródromo de São Jorge, projectada pelo governo regional, não vai permitir a operação de aviões de médio curso.
“A ampliação da pista do aeródromo da ilha de São Jorge, reivindicada há muito pelos jorgenses, poderá desta vez começar a ver a luz do dia. Lamentamos que esta obra apenas venha fazer com que fiquemos mais ou menos na mesma. Ou seja, continuaremos a ter um aeródromo com capacidade apenas para operação de aviões de pequeno porte”, afirmou o deputado social-democrata Mark Marques, na Assembleia Legislativa dos Açores, durante o debate das propostas de Plano e Orçamento para 2009.
O parlamentar do PSD/Açores lamentou, ainda, a “devastação que se pretende fazer nos arredores do aeródromo, destruindo casas de habitação e vários prédios de vinha e árvores de fruto, bem como o impacte ambiental que isso terá, apenas para alargar a pista em 15 metros”.
“Não queremos acreditar que seja para se poupar no transporte de entulho para se fazer o aterro no lado oeste da pista”, referiu Mark Marques.
O deputado social-democrata denunciou, também que a ampliação do porto comercial de São Jorge, em Velas, “é uma obra sistematicamente adiada ano após ano”, e que a requalificação do porto do Topo, “prometida em campanha eleitoral”, não consta do Plano para 2009 nem das Orientações de Médio Prazo 2009-2012.