António José Seguro diz que fim das quotas leiteiras não pode acabar com o “excelente leite” dos Açores

O secretário-geral do PS, António José Seguro, destacou hoje, nos Açores, a importância das novas tecnologias no setor agrícola, frisando a necessidade de garantir condições para que continue a ser produzido o “excelente leite” característico da região. 

“Vivem-se momentos de incerteza e insegurança no setor devido ao problema do fim das quotas leiteiras, mas o importante é que os agricultores tenham condições para produzir este excelente leite”, afirmou António José Seguro,  em declarações aos jornalistas durante a visita a uma exploração agrícola nos arredores de Ponta Delgada. 

Esta questão mereceu também um comentário de Vasco Cordeiro, candidato do PS/Açores à presidência do Governo Regional, para quem a região “necessita de todos os aliados” na questão do anunciado fim das quotas leiteiras. 

Nesse sentido, salientou a importância da presença do secretário-geral do PS como forma de “reforçar a sensibilidade que já tinha” sobre esta matéria.

No prado entre as vacas, na sala de ordenha ou no gabinete onde Eugénio Câmara, proprietário da exploração, segue atentamente no computador a centena de vacas leiteiras que possui, António José Seguro tomou contacto com a realidade deste setor. 

Logo à chegada, o líder socialista foi conduzido pelo meio do pasto até junto de uma manada de vacas, sendo informado de que o facto de os animais estarem a maior parte do tempo no campo é uma “vantagem competitiva” em relação às explorações onde têm que permanecer em estábulos. 

Seguro ficou a saber que cada animal produz cerca de 33 litros de leite por ordenha e que são realizadas duas por dia, uma às 05:30 e outra às 16:30, sendo nessas ocasiões que os animais comem suplemento alimentar. 

A principal novidade da exploração que visitou reside, no entanto, no “controlo informático da manada”, como salientou Eugénio Câmara, revelando que, sempre que o animal entra na sala de ordenha, são descarregados para o computador dados que permitem melhorar a gestão da exploração. 

“Uso este sistema há quatro meses e posso assegurar que é uma ferramenta  de gestão formidável”, afirmou, salientando que o sistema permite controlar a alimentação, a produção de leite e mesmo a melhor época para a inseminação artificial de cada animal. 

António José Seguro elogiou o investimento neste sistema informático, frisando que “é um exemplo a seguir num mundo competitivo, onde planear é fundamental”. 

“Esta é uma exploração agrícola que introduziu novas tecnologias para  potenciar a sua capacidade, é um exemplo de como as novas tecnologias podem ser usadas na agricultura para ter mais competitividade”, afirmou o líder  socialista, para quem “é fundamental que os bons exemplos sejam copiados”.

O líder socialista visitou depois uma unidade de turismo rural e seguiu  para o EXPOLAB, um centro de ciência na Lagoa, onde terminou a sua visita  de três dias aos Açores.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here