António Ventura acusa Carlos César de ter escondido a contaminação da Ilha Terceira

antonio venturaO deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, acusou esta quarta-feira, o antigo presidente do governo regional, Carlos César de ter “escondido” a contaminação dos solos da Ilha Terceira já que, “quando veio a público o relatório dos norte-americanos, relativo a 2005, e que confirmava essa contaminação, o gabinete de comunicação do seu governo desmentiu a notícia”, disse o social democrata.

“Carlos César, que foi presidente do Governo Regional durante 20 anos, é um dos responsáveis por não se ter avançado com a descontaminação na Ilha Terceira, tendo negado esse facto em dezembro de 2008”, frisou durante o debate de hoje, onde lamentou a ausência do Governo, referindo que “o Governo fugiu, está escondido e não quer prestar esclarecimentos sobre uma questão tão importante”, afirmou.

António Ventura criticou igualmente o Executivo por ter “falhado” na última reunião bilateral da Base das Lajes, onde “de forma propositada não fez o seu trabalho de casa, principalmente no que diz respeito à descontaminação dos solos e aquíferos da Ilha Terceira”.

“Isso criou um clima de natural desconfiança”, avançou o deputado, que exigiu informações periódicas, perante a Assembleia da República, “sobre a utilização da Base das Lajes e suas estruturas envolventes, no que concerne às negociações com os Estados Unidos da América ou outros eventuais países. Os factos recentes justificam esta desconfiança”, avançou.

António Ventura disse mesmo que “a irresponsabilidade e o cinismo são de tal ordem que, depois dessa bilateral da desilusão, o PS apresentou uma resolução para que o Governo dê prioridade à descontaminação. Recordo que o projeto apresentado pelo PSD é de dezembro de 2015, o do PS tem três dias, veio por arrastamento. É um ato de contrição  à incompetência do Governo e dos deputados do PS”, afirmou.

“Até o PS reconhece que o Governo menosprezou o tema. Mas isso não nos admira, porque o PS é tão responsável como o Governo. O PS, e Carlos César, foram cúmplices no silêncio sobre esta matéria”, acrescentou o deputado.

António Ventura acusou os vários ministros socialistas que se pronunciaram sobre o processe de descontaminação de “desconhecimento assustador” e “indiferença alarmante, numa clara negligência política sobre o que pode ser considerado um crime humano e ambiental”, alertou.

Para o deputado açoriano “é tempo de atuar e o PSD está, como sempre esteve, disponível para trabalhar. Porém é preciso que o Governo assuma com responsabilidade e firmeza esta problemática da descontaminação. Esta é uma prioridade do Estado, que não pode ter respostas provisórias”, concluiu.

 

 

 

Açores 24Horas /NI

talholagoa1

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here