APADIF e Clube Naval da Horta juntos em Projeto Vela Para Todos – Faial Sem Limites

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) e o Clube Naval da Horta, pretendem em parceria, implementar o Projeto Vela Para Todos – Faial Sem Limites, visando a inclusão de todos na prática da vela, destruindo barreiras e preconceitos que ainda possam existir, dando o seu contributo para a construção de uma Sociedade mais justa e aberta à diferença. Este projecto passa essencialmente pela criação de uma escola de vela para todos, onde as pessoas com deficiência possam participar.

“Não queremos uma escola exclusiva para pessoas com deficiência…Queremos construir algo de novo e inovador que permita o acesso a todas as pessoas, independentemente do tipo de deficiência, idade, sexo, raça ou religiões, na defesa do direito à diferença e igualdade de oportunidades” refere a APADIF.

A APADIF e o Clube Naval da Horta defendem uma lógica de inclusão, não só ao nível dos praticantes, mas também ao nível das entidades que podem promover e valorizar os objetivos que estão subjacentes a este projeto.

Um dos objectivos deste projeto é promover a mudança de mentalidades e destruição de preconceitos em relação às pessoas com deficiência, valorizando as suas capacidades e contributos para a construção de uma sociedade mais tolerante e inclusiva.

O passo seguinte é a aquisição de embarcações que permitam adaptar a atividades de vela às características dos praticantes. A escolha recaiu em embarcações da classe Access, uma referência mundial no âmbito da vela adaptada, enquadrando-se nos objetivos do projeto. Os Access Dinghies são únicos, devido às suas diversas características originais de conceção. Numa fase inicial, e atendendo aos custos elevados destas embarcações serão adquiridos dois Access 303.

Esta “nova” escola de vela para além de permitir o acesso à prática da vela a pessoas com deficiência, tem outros públicos no horizonte, nomeadamente a comunidade escolar (1º,2º e 3º Ciclo), vela para adultos e população idosa.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here