Apostar no desenvolvimento da economia do mar

zee-oceano-marO Governo Regional dos Açores defendeu esta quarta-feira a importância da investigação na transferência de conhecimentos para o desenvolvimento da economia do mar, em áreas como a exploração de recursos energéticos ou a criação de ‘clusters’ industriais de biotecnologia marinha.
“A definição de áreas com potencial de exploração energética e biotecnológica, o apoio à constituição de ‘clusters’ industriais de biotecnologia marinha, a investigação sobre recursos energéticos fósseis, como os hidrometanos, e a exploração de recursos energéticos renováveis devem constituir referências dos Açores no quadro da economia do conhecimento do mar”, defendeu o secretário regional da Ciência e Tecnologia.

José Contente, que falava na Horta, na abertura de um fórum científico sobre o conhecimento do mar dos Açores, frisou ainda, neste contexto, a importância da “qualificação de recursos humanos na área da prospecção e extracção de recursos”.

Para o secretário regional, a transferência de conhecimento que permita o aproveitamento da economia do mar num contexto empresarial e a salvaguarda dos recursos marinhos do arquipélago “são dois desafios e oportunidades que devemos agarrar com toda a energia”.

Nesse sentido, recordou o “sinal claro” que o executivo tem dado com o apoio, nos últimos cinco anos, a 16 bolsas de pós-doutoramento e doutoramento relacionadas com assuntos do mar, mas também a projectos de investigação nesta área.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here