Impulsionar o turismo náutico é uma das principais motivações que levaram a organização a reeditar a regata transatlântica Ceuta-Horta, que quarta feira foi apresentada no Pavilhão de Ceuta, na Bolsa de Turismo de Lisboa.
Os jornais desta manhã de Ceuta titulam mesmo “Turismo apresenta na Feira de Lisboa a regata que unirá Ceuta aos Açores”. O matutino “El Pueblo de Ceuta”, citando Guillermo Martinez, Director de Turismo daquela região, destaca as boas relações entre Horta e Ceuta e classifica a apresentação da regata, que chegará ao Faial no início da Semana do Mar, como “o acontecimento principal que abriu a jornada inaugural para profissionais na Bolsa de Turismo de Lisboa”.
Na apresentação da regata estiveram, para além do Conselheiro para o Turismo de Ceuta e a Directora Geral do Instituto de Desporto de Ceuta, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, e o Presidente do Clube Naval da Horta, Hugo Pacheco, ambos visivelmente satisfeitos pelo acolhimento que esta iniciativa recolheu, nomeadamente com a presença de jornais e televisões regionais, nacionais e espanholas.
Com a apresentação da segunda edição desta regata, ficou a saber-se que a sua largada decorrerá a 19 de Julho, no encerramento da primeira Semana do Mar de Ceuta, um evento que nasce também desta aproximação com a cidade da Horta, com o intuito de explorar o turismo náutico naquele país, e que reflecte o reconhecimento que a Semana do Mar da ilha do Faial recolhe um pouco por todo o mundo.