Aprovada proposta de alargamento do acesso ao micro-crédito

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje por unanimidade uma proposta do Governo Regional que alarga o âmbito de acesso ao micro-crédito bancário a pessoas não desempregadas e a empresários.

O apoio, que pode chegar aos 20 mil euros, estava até agora apenas acessível a cidadãos desempregados, como forma de facilitar a criação de emprego no arquipélago.

O secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, salientou que o alargamento do acesso ao micro-crédito “é um dos pontos fundamentais” da alteração proposta pelo executivo.

Nesse sentido, frisou que o acesso a este apoio financeiro junto da banca passa a estar acessível, “não apenas a quem procura emprego”, mas também a outros cidadãos e mesmo a empresários que pretendem “criar novos postos de trabalho”.

A proposta do Governo Regional, apesar de ter sido aprovada por unanimidade, mereceu críticas de alguns partidos, em especial do PSD, que considerou “tardia” esta alteração.

“O micro-crédito bancário é um sucesso em todo o mundo, menos nos Açores”, lamentou Jorge Macedo, recordando que, durante os seis anos em que este regime está em vigor, “apenas foram aprovados 33 projetos nos Açores”.

Vasco Cordeiro confirmou que apenas foram aprovados 33 projetos em seis anos, mas frisou que, no mesmo período, foram apresentadas 262 candidaturas de acesso ao micro-crédito no arquipélago, 109 dos quais desistiram.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here