O Governo da República aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o lançamento de um concurso público para as obras de reparação do Cais Depósito POL NATO em Ponta Delgada, orçadas em 5,4 milhões de euros.
Segundo comunicado, as obras serão integralmente suportadas pela NATO, que “aceitou um pedido de financiamento a 100% apresentado por Portugal”, e visam reestabelecer as condições de segurança e operacionalidade desta infraestrutura, e que é a única dotada de condições para o reabastecimento de navios e submarinos militares entre o oeste e este do oceano Atlântico, e que integra o inventário das infraestruturas militares da NATO.
O Governo dos Açores congratula-se com a decisão, que “materializa um compromisso que tinha sido recentemente confirmado entre o Ministro da Defesa Nacional e o Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas numa reunião que decorreu no início de março”.
Para além desta obra, a Portos dos Açores prevê investir 41 milhões de euros na melhoria das condições de segurança e operacionalidade do porto comercial de Ponta Delgada, sendo que neste momento já decorrem obras de reforço do manto do porto, orçadas em nove milhões de euros, e que têm por objetivo dotar de maior capacidade o manto exterior de proteção do porto na parte que foi afetada pelos temporais de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.
A segunda fase da intervenção, que visa promover a melhoria da operacionalidade do porto, está estimada em 32 milhões de euros e traduz-se no reperfilamento do Cais -10, na repavimentação do cais, incluindo a beneficiação das redes técnicas nele integradas, e na ampliação do parque de contentores.
O depósito POL NATO de Ponta Delgada ficou parcialmente danificado devido ao mau tempo que assolou o arquipélago a 14 de Dezembro de 2015.
Açores 24Horas / Foto : José Franco (Freelancer)