E o Óscar vai para …

 «A Vida de Pi» foi a fita mais premiada da noite, mas foi «Argo» a levar para casa o troféu mais cobiçado de todos: o Óscar de Melhor Filme. Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Anne Hathaway e Christoph Waltz foram os atores premiados.

 

“Argo”, de Ben Affleck, realizado a partir de uma história verídica do resgate de seis norte-americanos no Irão, em 1980, venceu hoje o Óscar de melhor filme na 85.ª edição dos prémios de cinema da Academia de Hollywood.

Na categoria de melhor filme, a película de Ben Affleck levou a melhor sobre outros oito nomeados: Amor”, de Michael Haneke, “Lincoln”, “Django Libertado”, de Quentin Tarantino, “A vida de Pi”, “Os Miseráveis”, “00:30 Hora Negra”, de Kathryn Bigelow, “Guia para um final feliz” e “Bestas do sul selvagem”, de Benh Zeitlin.

“Argo” tem um rasto de mais de 40 prémios de cinema, somados ao longo das últimas semanas, incluindo o Globo de Ouro de melhor realizador, o Bafta de melhor filme, prémios da crítica, e o reconhecimento do sindicato dos atores. 

O Óscar de melhor ator principal, foi para Daniel Day-Lewis, pelo desempenho no filme “Lincoln”, de Steven Spielberg, esta é já a sua terceira estatueta.

Daniel Day-Lewis era dado como favorito para o Óscar de melhor ator principal, categoria em que concorriam Bradley Cooper (Guia Para Um Final Feliz), Denzel Washington (Flight – Decisão de Risco), Hugh Jackman (Os Miseráveis) e Joaquin Phoenix (The Master – O Mentor). 

Jennifer Lawrence ganhou o Óscar de melhor atriz principal pelo papel na comédia dramática “Guia Para Um Final Feliz”.

A atriz disputava o galardão com Jessica Chastain (00:30 Hora Negra), Emmanuelle Riva (Amor), Quvenzhané Wallis (Bestas do Sul Selvagem) e Naomi Watts (O Impossível). 

Os Óscares de melhores argumentos originais e adaptado na 85.ª edição dos prémios de cinema da Academia de Hollywood, foram respetivamente para Os filmes “Argo”, de Ben Affleck, e “Django Libertado”, de Quentin Tarantino.

“Django Libertado” arrebatou também o Óscar de melhor ator secundário para Christoph Waltz, que bateu os também nomeados na categoria Alan Arkin (Argo), Robert De Niro (Guia Para Um Final Feliz), Philip Seymour Hoffman (The Master – O Mentor), e Tommy Lee Jones (Lincoln).

Anne Hathaway recebeu o Óscar de Melhor atriz secundária pelo papel no musical “Os Miseráveis”. 

Por sua vez, o realizador nascido em Taiwan, Ang Lee, arrebatou hoje o segundo Óscar da sua carreira como melhor realizador pelo filme “A Vida de Pi”.

Ang Lee disputava o galardão de melhor realizador com Michael Haneke (Amour), Benh Zeitlin (Bestas do Sul Selvagem), Steven Spielberg (Lincoln) e David O. Russell (Guia Para Um Final Feliz) .

 

Os filmes “Brave — Indomável” e “Searching for Sugar Man” venceram os Óscares de melhor filme de animação e melhor documentário, numa cerimónia onde Christoph Waltz e Anne Hathaway foram galardoardos com as estatuetas de melhores atores secundários.

A estatueta de “Melhor Filme de Animação” foi para “Brave — Indomável”, da Pichar, que conta as aventuras da princesa Merida.

“Brave — Indomável”, realizado por Mark Andrews e Brenda Chapman, levou a melhor sobre os também nomeados “Força Ralph”, da Disney, “Frankenweenie” de Tim Burton, “ParaNorman” e “Os Piratas!”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here