A Revista de Vinhos, uma das mais prestigiadas publicações da especialidade em Portugal, distinguiu recentemente na sua Gala Anual os “Melhores do Ano”.
De entre as inúmeras categorias destaca-se naturalmente as dos Melhores Vinhos. De acordo com a própria revista, “Abaixo do Prémio de Excelência, há um grupo de vinhos que exibem um nível qualitativo elevadíssimo”.
Nos Açores destacou-se um vinho, o Arinto dos Açores Sur Lies by António Maçanita, DO Pico 2014, produzido pela Azores Wine Company, que é descrito pela Revista de Vinhos como “aroma rico, complexo, laranja, ananás maduro, nota ligeira de resina e mel muito fino na prova de boca, crocante mas gordo, tarde de laranja com mel, todo fino, intenso ligeiramente salgado e profundo como o oceano.”
Esta é mais uma distinção para os vinhos dos Açores, e em particular para a Azores Wine Company, que sob a liderança de António Maçanita se afirma já como líder na afirmação dos vinhos da Região a nível nacional e internacional.
Em maio de 2015, pouco mais de um ano após a constituição da empresa, os sócios António Maçanita, Filipe Rocha e Paulo Machado apresentam pela primeira vez, na ilha do Pico, a Azores Wine Company e os seus vinhos, com as seguintes palavras: “Sabíamos que os vinhos dos Açores são de enorme singularidade, exclusividade e história. Desconfiávamos que existia um grande potencial de qualidade tendo em conta as castas, o terroir e os vinhos já existentes. Confirmámos que, quando juntámos o que sabíamos à experimentação do que desconfiávamos, o resultado são vinhos colocados num patamar que ninguém se atreveria a sonhar para os Açores há bem pouco tempo. É esta a nossa missão, é este o impulso fundamental!”
Fundada em abril de 2014, a Azores Wine Company está a desenvolver um projeto consistente de produção vinhos regionais de qualidade, destinados em grande parte à exportação, quer para o continente português, quer para o estrangeiro, mas também com natural atenção ao mercado local, posicionando os Açores como região vitivinícola de excelência e com forte identidade própria.
Desde o último trimestre de 2014, a Azores Wine Company iniciou um processo de recuperação de cerca de 45 hectares de vinhas na ilha do Pico, que inclui ainda a construção de uma Adega com um espaço de alojamento, que irá estar concluído no prazo máximo de 2 anos.