Arinto dos Açores sur lies by António Maçanita 2014 entre os melhores vinhos portugueses

arinto açores macanitaA Revista de Vinhos, uma das mais prestigiadas publicações da especialidade em Portugal, distinguiu recentemente na sua Gala Anual os “Melhores do Ano”.

De entre as inúmeras categorias destaca-se naturalmente as dos Melhores Vinhos. De acordo com a própria revista, “Abaixo do Prémio de Excelência, há um grupo de vinhos que exibem um nível qualitativo elevadíssimo”.

Nos Açores destacou-se um vinho, o Arinto dos Açores Sur Lies by António Maçanita, DO Pico 2014, produzido pela Azores Wine Company, que é descrito pela Revista de Vinhos como “aroma rico, complexo, laranja, ananás maduro, nota ligeira de resina e mel muito fino na prova de boca, crocante mas gordo, tarde de laranja com mel, todo fino, intenso ligeiramente salgado e profundo como o oceano.”

Esta é mais uma distinção para os vinhos dos Açores, e em particular para a Azores Wine Company, que sob a liderança de António Maçanita se afirma já como líder na afirmação dos vinhos da Região a nível nacional e internacional.

Em maio de 2015, pouco mais de um ano após a constituição da empresa, os sócios António Maçanita, Filipe Rocha e Paulo Machado apresentam pela primeira vez, na ilha do Pico, a Azores Wine Company e os seus vinhos, com as seguintes palavras: “Sabíamos que os vinhos dos Açores são de enorme singularidade, exclusividade e história. Desconfiávamos que existia um grande potencial de qualidade tendo em conta as castas, o terroir e os vinhos já existentes. Confirmámos que, quando juntámos o que sabíamos à experimentação do que desconfiávamos, o resultado são vinhos colocados num patamar que ninguém se atreveria a sonhar para os Açores há bem pouco tempo. É esta a nossa missão, é este o impulso fundamental!”

Fundada em abril de 2014, a Azores Wine Company está a desenvolver um projeto consistente de produção vinhos regionais de qualidade, destinados em grande parte à exportação, quer para o continente português, quer para o estrangeiro, mas também com natural atenção ao mercado local, posicionando os Açores como região vitivinícola de excelência e com forte identidade própria.

Desde o último trimestre de 2014, a Azores Wine Company iniciou um processo de recuperação de cerca de 45 hectares de vinhas na ilha do Pico, que inclui ainda a construção de uma Adega com um espaço de alojamento, que irá estar concluído no prazo máximo de 2 anos.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here