Armando Castro regressa “sobre rodas”

armando-castroTinha 7anos quando fez da máquina de costura da mãe o seu primeiro volante, adaptou-lhe uma velha antena que servia de alavanca de mudanças e, a jeito de consola de jogos fez quilómetros ora como piloto ora como pendura.

Decorria a década de 70 e Armando Castro viu nascer em si o bichinho dos automóveis que lhe foi incutido pelo amigo de infância Mário Neves.

Da “consola de jogos” passou pelas motas, arriscou umas fugas com o carro do pai e da tia, umas outras tantas aventuras sempre em alta rotação e ninguém se espantou quando o seu nome apareceu encabeçando a lista de inscritos dos primeiros ralis que se realizaram no Faial.

Após a participação em diversos rallies de 2ª categoria no Faial e no Pico, surge a oportunidade, de pela 1ª  vez na história do Clube Automóvel do Faial uma equipa faialense participar numa prova do campeonato regional de rallies, decorria então o ano de 1991.

Armando Castro e Carlos Rodrigues rumam á terceira para participarem no Rally Lilás.

Ao terminarem essa participação perceberam que não tinham capacidade financeira para continuar neste desporto e Castro dá como encerrado “este capítulo na minha passagem pelos automóveis”, relembra.

Agora passados 20 anos, durante os quais trocou a adrenalina das estradas pela liberdade do mar, Armando Castro surge com um novo projecto novamente sobre rodas, desta feita no todo-o-terreno (TT), o projecto denominado “TT – faial – 2011”.

O “TT tem vindo a afirmar-se cada vez mais no mundo automobilístico açoriano e na ilha do Faial de forma particular… na última prova de nível regional realizada nesta ilha, participaram cerca de 90 equipas”, defende o futuro (ex) piloto que ressalva ainda que “a par da evolução da modalidade, e da dinâmica que a nova direcção do Clube Automóvel do Faial (CAF) tem imprimido ao desporto automóvel faialense, foi recentemente criada uma secção no clube, exclusivamente dedicada à organização de provas TT no Faial”.

Perante este cenário Armando criou a Castro Competições e com ela dois desafios, o TT FAIAL 2011 e o Projecto Alta Rotação.

O TT como o nome indica vai rolar nas estradas recônditas da nossa ilha, galgando obstáculos nas provas da modalidade disputadas no Faial e provavelmente no Triangulo.

O Alta Rotação é um projecto um pouco mais ambicioso, que inclui a aquisição de uma viatura de elevada performance que permita à equipa disputar os ralis organizados pelo CAF em igualdade de circunstâncias com os seus mais directos adversários e consequentemente dignificar e projectar o nome de todas as entidades que pretendam apoiar este projecto.

A Castro Competições já está a equacionar eventos onde possa dar visibilidade aos patrocinadores, que são na verdade quem o mantêm na estrada, dado os elevados montantes orçamentais que envolvem um projecto desta natureza. Para além do evento da apresentação da viatura de Todo-o-Terreno que se realizou na Terauto, esta esteve também em exposição na Quinta de São Lourenço durante o Encontro do Mundo Rural e prevista está também a sua exibição durante a próxima edição da Semana do Mar.

O promotor deste projecto, pretende para já participar nas provas TT organizadas pelo Clube Automóvel do Faial previstas para a época de 2011 e se possível participar em alguns ralis como carro 00.

Nas provas TT Armando Castro conta com João Morais como co-piloto e nos ralis a cadeira do lado será ocupado por Marco Azevedo.

 

 

 

Texto – Sissa Madruga / Foto: Estudios Saraiva

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here