Arquipélago deve afirmar-se como destino de mergulho

mergulhoA opinião é de José Ávila, membro do comité organizador da 2ª Bienal de Turismo Subaquático, que irá decorrer no final deste mês, na Graciosa.

 

 

A ilha Graciosa possui cenários marinhos considerados “dos melhores para o mergulho subaquático”, que funcionam como um dos seus principais atractivos turísticos, afirmou ontem José Ávila, da organização da 2ª Bienal de Turismo Subaquático.

 

Segundo aquele responsável, em declarações à agência Lusa, “uma grande parte dos turistas que nos visitam todos os anos, vêm para a Graciosa por causa do mergulho”
Segundo adiantou na ocasião, a Graciosa é conhecida pela “excelente visibilidade das suas águas, que chega frequentemente aos 30 metros”, característica que aliada à “beleza e à riqueza da fauna”, permitem que a Graciosa possua as condições necessárias para se afirmar como um importante destino de mergulho, indicou José Ávila, responsável da Associação Graciosense de Promoção de Eventos (Agraprome).

 

Para promover os Açores e, em especial, a Graciosa como destino de mergulho, a Agraprome, em parceria com a Associação Regional de Turismo (ART), irá organizar a 2ª Bienal de Turismo Subaquático dos Açores, evento que irá contar com a participação de mais de duas dezenas de especialistas e responsáveis governamentais, bem como de técnicos e de promotores de turismo.

 

Segundo explica José Ávila, “esta é uma actividade que tem potencialidades para crescer muito mais”, alertando no entanto, para a necessidade de uma aposta “na formação e informação dos agentes, que, até agora, têm desenvolvido as suas actividades de forma isolada”, acrescenta.

 

O responsável considera que “é preciso uma estratégia de desenvolvimento, alicerçada num tronco comum, apesar das especificidades de cada uma das ilhas”.
Por outro lado, o presidente da Associação Regional de Turismo (ART), Sandro Paim, manifestou-se confiante que a Bienal permitirá “potenciar os Açores junto dos mercados emergentes, que possuem adeptos do mergulho em número significativo”.

 

Segundo este responsável, a presença de promotores deste tipo de actividade irá “proporcionar conhecimentos interessantes, bem como eventuais parcerias de negócio dentro e fora da Região”.
A 2ª Bienal de Turismo Subaquático dos Açores irá decorrer na Graciosa, entre 29 de Outubro e 1 de Novembro.

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here