O arquipélago dos Açores está hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os grupos central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e oriental (S. Miguel e Santa Maria) dos Açores estavam sob aviso laranja desde terça-feira e o IPMA decidiu prolongá-lo até às 14:59 de hoje.
A previsão de chuva forte levou também o IPMA a colocar o grupo ocidental (Flores e Corvo) sob aviso laranja entre as 08:00 e as 14:59 de hoje.
O instituto colocou ainda o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de trovoada também entre as 08:00 e as 14:59 de hoje.
Segundo o IPMA, “uma depressão dentro de uma massa de ar instável e húmida a sudoeste dos Açores deverá deslocar-se sobre a região provocando precipitação, por vezes forte, nos grupos central e oriental”.
O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aconselhou na terça-feira a população a adotar “comportamentos adequados” à situação meteorológica.
Lusa