Cabral Vieira, Director Regional da Energia, revelou que nos próximos dias vai ser aprovada legislação que dilata os prazos para os meses de Janeiro e Julho de 2010, para os edifícios novos e requalificar, respectivamente.
Tal decisão deve-se “à dificuldade de colocar e formar peritos nas diferentes ilhas devido à sua dispersão geográfica”, adiantou o director regional.
De acordo com este responsável governamental “o processo de formação de peritos, mesmo a nível nacional tem sido relativamente lento porque os exames são difíceis o que origina que entre os candidatos sejam poucos os aprovados”.
Cabral Vieira assegurou que “esta situação [dilatação dos prazos nos Açores] é transitória porque enquanto no continente as pessoas se deslocam de viatura a região tem custos acrescidos com recurso às ligações aéreas”.
Assim, acrescentou, “é preciso encontrar técnicos que venham a ser colocados em cada uma das nove ilhas do arquipélago de forma a poderem ser cumpridas as regras” estabelecidas para a construção de edifícios de elevada eficiência energética.
in Lusa/AO Online